Esta receita desenvolvi depois de ler um livro de Sônia Hirsch, que fala de frutas cozidas em um pouquinho de água. Sem açucar, com muito afeto, fui cozinhando maçãs, perinhas, etc… Depois esqueci desta mania, passou muito tempo e numa viagem a Buenos Aires, fiquei num hotel lindo e antigo com uma comida deliciosa… Lá estava ela de manhã, maravilhosa junto com as medialunas, não sei se é assim que se faz lá, mas resolvi recria-la e grudar de novo nos meus dias.
Ingredientes:
6 peras,
6 maçãs,
6 carambolas,
6 laranjas,
300 gramas de damascos secos,
300 gramas de uvas passas brancas,
Lave as frutas em bastante água.
Esprema as laranjas, pique as maçãs e peras em tamanhos regulares para que o cozimento seja mais ou menos uniforme, corte os damascos em tirinhas e as carambolas em estrelinhas para enfeitar …
Cozinhe as frutas em suco de laranja . O suco não deve cobrir as frutas, fica pela metade da panela, cozinhe em fogo baixinho com a panela tampada até frutas ficarem macias. O sabor fica delicado e gostoso.
Esterilize os vidros que você vai reciclar com água fervente, coloque a compota e feche. Quando esfriar o volume de ar de dentro do vidro vai diminuir, criando aquela pressão interna na tampa. Como não tem conservantes é bom guardar na geladeira, dura um mês mais ou menos, as que ficam nos vidros são mais mais gostosas pois o sabor apura …
Fica muito bom com um bolinho de nozes …